01 de novembro de 2018

Você paga caro pelo seu condomínio? Entenda como uma boa administradora pode te ajudar!

O preço do condomínio subiu substancialmente, esta é uma realidade nacional. Se comparados com os valores aplicados em 2015, em 2018 os condomínios estão 28% mais caros, enquanto os aluguéis subiram 15,8%. É que para compensar a alta na taxa de condomínio, os proprietários seguraram os aluguéis para atraírem inquilinos.

Há casos em que o condomínio chega a ser mais alto que o aluguel. Para o locatário, essa alta compromete a decisão de ficar no imóvel e para o locador, com o imóvel sem alugar, ele é quem arca com os custos. Ou seja, condomínio alto não é bom para ninguém.

De acordo com os dados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), os valores de condomínio têm subido mais que a inflação geral desde 2016. Entre julho deste ano e julho de 2017, os condomínios ficaram 5,1% mais caros, enquanto a inflação subiu 4,4% e os aluguéis 0,6%.

Mas por que o condomínio tem subido tanto?

Enquanto os valores de aluguel e até da venda de um imóvel seguem o aquecimento do mercado, o preço do condomínio tem mais relação com custos internos, como folha de pagamento e contas de consumo do prédio, como água, luz e gás. E todos estes custos subiram bastante nos últimos anos, ao passo que o valor dos imóveis estagnou.

No último ano, a conta de luz subiu em média 19% e a de água e esgoto, 8%. De acordo com especialistas, estes itens correspondem a quase 20% do valor do condomínio, enquanto a folha de pagamento pode chegar a 60%, mesmo com os baixos salários que se paga a zeladores, porteiros, vigias e faxineiros, já que metade deste valor é de encargos (ou seja, 30%).

Qual a solução, afinal?

Não há outra saída, a única alternativa é que os condomínios baixem os custos nos espaços coletivos para que isso reflita nos valores pagos pelos condôminos. E para isso, é fundamental a contratação de uma boa administradora de condomínios.

Deixar a gestão do condominial nas mãos de quem entende pode significar uma boa redução nas contas, que irá, inclusive, justificar a contratação da administradora.

Terceirizar funcionários, rever contratos de prestação de serviços e criar campanhas de conscientização de uso dos recursos comuns (luz e água, por exemplo), junto aos moradores são saídas para a redução de custos.

O que a Casinha pode fazer para reduzir os custos do seu condomínio

01 – Planejamento
Planejamento é fundamental para a valorização do seu patrimônio e redução de custos. Nós fazemos uma avaliação para identificar necessidades e dificuldades, gerando informações e ferramentas ao síndico para uma administração condominial mais eficiente e segura. Para os moradores, um condomínio saudável com taxas equilibradas e baixa inadimplência.

– Suporte e Atendimento ao síndico e condôminos;
– Contas bancárias individualizadas;
– Prestação de contas mensais;
– Acompanhamento tributário e financeiro, evitando o déficit das contas ordinárias do condomínio;
– Controle de Contas a Pagar e Receber;
– Controle e Cobrança de Inadimplentes;
– Administração de Pessoal;
– Folha de Pagamento
– Assessoria contábil e fiscal;
– Assessoria Jurídica completa;
– Manutenção Predial;
– Análise e revisão de custos;
– Conciliação bancária e fluxo de caixa;
– Previsão orçamentária mensal.

02 – Serviços Contábeis
– Pastas de Prestações de Contas mensais com documentação de comprovação de gastos;
– Controle das contas e pagamento nos vencimentos, mediante aprovação;
– Demonstrativo de despesas ordinárias e extraordinárias;
– Previsão orçamentária anual;
– Segurança no âmbito fiscal e previdenciário;
– Controle das receitas do condomínio;
– Emissão de relatório das quotas condominiais atrasadas;
– Emissão de 2ª via de boleto (ON LINE) e orientações sobre pagamentos.
– Gráfico mensal de custos operacionais;
– Disponibilização da movimentação financeira do condomínio na Internet.

03 – Recursos Humanos
– Gerenciamento de: férias, folha de pagamento mensal, saúde ocupacional, controle de benefícios, 13º salário, relatórios anuais, contribuições sociais (INSS, FGTS, PIS), contribuições sindicais, DIRF, RAIS etc;
– Admissão e demissão de funcionários, segundo as leis trabalhistas;
– Acompanhamento das rescisões trabalhistas junto aos órgãos competentes;
– Assessoria na contratação de profissionais;
– Cumprimento de toda legislação trabalhista;
– Análise de salários e custos incidentes;
– Implantação de escalas de folgas;
– Acompanhamento como preposto em processos trabalhistas.

04 – Tecnologia
– Portal interativo web;
– Compartilhamento online de documentos importantes;
– Votação interativa mobile;
– Comparativo Analítico digital “Previsto x Realizado“.

Valorize seu condomínio!

Agora que você já sabe que a contratação de uma boa administradora de condomínio pode driblar os altos custos do condomínio, entre em contato com a Casinha Administração de Condomínios através do telefone 13 3237 1468 ou preenchendo o formulário do site e tire suas dúvidas!

___________

A Casinha Administração de Condomínios está localizada em Santos/SP, atendendo edifícios comerciais e residenciais na Baixada Santista e grande São Paulo, atuando há mais de 40 anos, como administradora de condomínios e gestão de imóveis.

Voltar
Compartilhar: