03 de novembro de 2020

Problemas na administração condominial – Como solucionar

Fazer uma gestão de condomínio não é uma tarefa nada fácil e geralmente quem desempenha esse papel crucial e importante acaba encontrando problemas na administração condominial.

Os problemas durante uma gestão podem variar de som alto até mesmo um déficit orçamentário no condomínio. No entanto, essas dificuldades encontradas durante o processo de gestão condominial não é algo fora do comum.

Muito pelo contrário, todos os prédios, edifícios e até complexos comerciais podem encontrar problemas no cotidiano. Isso acontece porque o condomínio é formado pelos mais diversos tipos de pessoas, cada uma com suas características positivas e negativas.

Felizmente, é possível evitar ao máximos os problemas na administração condominial e hoje a Casinha ADM vai te mostrar quais são as principais dificuldades encontradas nos condomínios e suas respectivas soluções!

  • Preciso me preocupar com problemas na administração condominial?

  • Quais os principais problemas na administração condominial?

  • Como acabar com os problemas no condomínio?

Preciso me preocupar com problemas na administração condominial?

Sim, os problemas na administração condominial devem causar preocupação uma vez que eles indicam que as medidas adotadas em prol do condomínio não estão causando o efeito desejado.

Ainda assim, vale ressaltar que existem dois tipos de problemas diferentes nos condomínios, os imediatos e os administrativos. Cada um precisa ser lidado de uma forma diferente.

Como o próprio nome sugere, os problemas imediatos em um condomínio são aqueles passageiros, como um desentendimento ou uma festa em noite alta. Geralmente, basta alguns minutos para o problema ser solucionado definitivamente.

No caso dos administrativos, eles são bem mais complexos e levam muito mais tempo. Esse tipo de problema tem esse nome por ter uma origem no âmbito administrativo da empresa, causando problemas nos orçamentos e na gestão financeira da micro sociedade.

Quais os principais problemas na administração condominial?

Existem muitos problemas na administração condominial que um gestor pode encontrar, ainda assim alguns são considerados os mais recorrentes, como mostrou uma enquete do Jornal da Manhã.

A seguir, a Casinha ADM mostra quais os principais e mais recorrentes e, principalmente, as soluções!

Uso dos espaços comuns

O uso da garagem e das áreas recreativas internas e externas é fonte dos principais problemas na administração condominial. Geralmente, esses atritos entre os condôminos surgem por conta de uma política muito tolerante e pouco clara à respeito do uso desses espaços.

Para evitar esse tipo de problema, o ideal é rever as políticas do condomínio, passando a ter medidas mais rígidas, e adotar ações que promovam as regras internas de uso dos espaços comuns e garagem.

Transparência financeira

A falta de transparência entre gestão e condôminos é um problema comum e difícil de ser solucionado mesmo que exista uma vontade de mostrar a entrada e saída de recursos por parte do síndico responsável.

A extinção desse problema depende de uma plataforma que disponibiliza por completo os valores gastos durante a gestão predial ao longo dos dias.

Inadimplência

Por fim, o último problema que se destaca e um dos mais grave é a inadimplência entre os condôminos.

Uma vez que a inadimplência faça parte do dia a dia da gestão condominial, o síndico deve buscar apoio de uma equipe externa caso realmente queira reaver os recursos em falta.

Como acabar com os problemas no condomínio?

Os problemas na administração condominial não somem da noite para o dia e por isso requer muito trabalho e planejamento.

Felizmente, a Casinha ADM está pronta para ajudá-lo através de uma experiência de longa data no ramo de gestão e oferece auxílio completo ao condomínio, como plataforma online, assistência jurídica, atendimento especializado e controles sobre as atividades do condomínio.

Caso queira mais informações, entre em contato por este link.

 

Voltar
Compartilhar: