01 de julho de 2020

Inadimplência de condomínios: entenda e 5 dicas para reduzir

A inadimplência de condomínios tem aumento a cada novo mês e é um reflexo direto da crise econômica brasileira.

Com a pandemia do novo coronavírus é possível adiantar que o prejuízo econômico ficará ainda mais acentuado nos próximos meses e será refletido no aumento da inadimplência de condomínios.

Para se antecipar a futura crise, o artigo a seguir lista 5 dicas para diminuir ou evitar a inadimplência de condomínios.

  • O quê é a inadimplência de condomínios?
  • Quais são os impactos da inadimplência de condomínios?
  • 5 dicas para reduzir a inadimplência de condomínios
  • Qual a solução mais rápida contra inadimplência de condomínios

O quê é a inadimplência de condomínios?

A inadimplência de condomínios é a falta de pagamento por parte dos condôminos, seja um pagamento atrasado ou postergado.

Esse valor é dedicado à manutenção dos serviços essenciais da micro sociedade. Em síntese, a taxa do condomínio é o que mantém a vida do prédio em bom estado — corredores limpos, pagamentos dos colaboradores em dia, entrega de serviços contábeis etc.

Quais são os impactos da inadimplência de condomínios?

A inadimplência de condomínios impacta diretamente nos serviços essenciais. Sem o valor da taxa condominial, a micro sociedade se vê obrigada a cortar serviços, como manutenção, higienização de espaços e cuidados de jardinagens.

No entanto, há de se ressaltar que os impactos da inadimplência de condomínios é sempre sentida de forma gradual. Isto é, a falta de pagamento aumenta mês a mês até chegar no ponto que um ou mais serviços são cortados.

5 dicas para reduzir a inadimplência de condomínios

A partir dessas 5 dicas para reduzir a inadimplência de condomínios, você poderá diminuir o número de endividados do condomínio.

Visto que entre janeiro a junho de 2020 a inadimplência teve um aumento de 50%, as medidas são mais do que necessária para se prevenir de alguma futura crise no condomínio.

1. Acompanhe as contas

O gestor sindical deve acompanhar a situação financeira do condomínio pelo menos uma vez por semana. A partir disso, ele saberá quem está em dia, ou não, com os pagamentos da taxa.

Além disso, é preciso estar a par sobre quem fez acordo com a administradora ou se há alguma ação na justiça.

2. Realize cobranças metódicas

O síndico não pode enviar boletos ou cobrar à respeito da falta de pagamentos sem nenhuma regra. Pelo contrário, ele precisa ter datas e seguir à risca os horários e dias de cobrança.

Uma medida simples que pode ajudar é deixar cartas prontas com temas prontos, como pagamento em aberto ou dia próximo da data de vencimento.

3. Procure a Justiça

Uma ação judicial é o ideal para resolver pendências abertas por mais de 90 dias.

Ao entrar com uma ação, o síndico mostra ter pulso firme em relação à taxa condominial e realiza a pressão necessária para que o pagamento aconteça.

4. Facilite o pagamento

O pagamento da taxa condominial precisa ser prático e fácil. Caso hoje você não tenha uma maneira fácil para o condômino pedir a segunda via do boleto, por exemplo, talvez seja melhor pensar em alguma solução.

5.  Conscientize moradores

A taxa condominial garante uma série de serviços para todos e talvez os moradores não tenham conhecimento da totalidade dos benefícios.

Por isso, sempre deixe claro que as conquistas e manutenções realizadas só foram conquistadas graças à falta de inadimplentes do condomínio. Com isso, os moradores darão mais importância e evitarão a inadimplência.

Qual a solução mais rápida contra inadimplência de condomínios

Hoje a solução mais rápida contra inadimplência de condomínios é contar com serviços especializados de uma administradora de condomínios.

Uma vez que você procure a Casinha Administração, o síndico garante uma série de benefícios, como assessoria contábil, fiscal e jurídica, controle sobre pagamentos, portal interativo online e entre muitos outros benefícios.

Converse conosco por email ou pelo WhatsApp e vamos juntos diminuir a inadimplência do seu condomínio.

Voltar
Compartilhar: