Perguntas Frequentes
Em que uma empresa que atua com administração de condomínios pode ajudar? 01
No geral, uma administradora de condomínios irá assumir as seguintes atividades: Escrituração dos livros contábeis e do Livro Caixa; Prestação de contas mensais; Demonstrações contábeis anuais; Obrigações fiscais: emitir guias de INSS, FGTS, ISS e DARF; Registro de empregados, assim como as demissões.
Quais tipos de serviços são de responsabilidade da administradora de condomínios? 02
A administradora de condomínios, prioritariamente, tem a função de ajudar o síndico nos momentos administrativos, de recursos humanos, financeiros e jurídicos. Nesse sentido, a administradora de condomínios transfere parte de suas responsabilidades para o síndico, definindo-as em contrato. O síndico é o representante legal dos interesses dos moradores.
A empresa que atuará na administração de condomínio deve sempre ser de confiança, afinal, acerca das irregularidades que se façam possíveis nessa gestão, quem responde é o síndico.
Como escolher uma administradora de condomínios? 03
Escolher uma administradora de condomínios não é tarefa simples. É necessário ter cuidado e escolher a partir de recomendações. Antes da contratação, peça por modelos de demonstração financeira e suas planilhas. Cada empresa atuante em administração de condomínio possui um plano organizacional que se adapta melhor aos condomínios em questão. Busque por inadimplências da empresa, bem como reputação nos prédios em que presta serviço. O síndico também deve se atentar fielmente ao que é estabelecido na Convenção, afinal, para que algo entre ou deixe esse documento é necessário de votação de todos os moradores, fazendo com que as decisões se tornem muito mais coletivas.
O que é assembleia e regimento interno? 04
As assembleias são reuniões realizadas entre os condôminos, para decidir sobre normas que regerão o condomínio, eleição da gestão administrativa, orçamento para formação da taxa condominial e/ou taxas extras ou qualquer assunto do interesse da coletividade. As assembleias possuem regras, desde a convocação até a sua finalização, que deverá constar tudo registrado em ata, bem como a divulgação posterior.
Regimento interno é o documento que contém o conjunto de normas que regulam e disciplinam a conduta interna dos condôminos, seus familiares e convidados, locatários, funcionários dos condôminos e do condomínio e qualquer terceiro que ingresse no condomínio por autorização de condômino. O objetivo é garantir o bom uso de todas as partes e coisas comuns do condomínio.
Qual é o papel do síndico já que contratamos uma administradora de condomínios? 05
O síndico é o responsável legal pelo condomínio conforme prevê o artigo 1348 do Código Civil. Dentre suas atividades estão: Convocar a assembleia dos condôminos; Representar o condomínio; Cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as deliberações das assembleias; Prestar contas à assembleia; Elaborar o orçamento do condomínio; Realizar o seguro da edificação.
Existe um departamento jurídico na administradora de condomínios? 06
As administradoras de condomínios oferecem serviços administrativos e contábeis. Existem algumas empresas que possuem departamentos jurídicos que oferecem suporte em questões cíveis, trabalhistas, tributárias e até mesmo criminais. Essas atividades exercidas pelas empresas que atuam com administração de condomínios, são úteis caso você precise tomar ações legais por inadimplência.