25 de outubro de 2018

Você conhece todos os benefícios da gestão transparente na administração de condomínios?

Já falamos aqui no blog, inúmeras vezes, o quão complexa é a gestão condominial, que, quanto maior o tamanho, maior o desafio para o síndico e a administradora de condomínios.

O síndico e o conselho foram eleitos para manterem a gestão do condomínio em ordem e também, claro, a saúde financeira. Cabe aos condôminos cumprirem as regras estabelecidas nessa pequena sociedade, assim como ajudar e fiscalizar a gestão, pois só reclamar e não participar não ajuda em nada a comunidade na qual se está inserido.

Escrevemos esse post para orientar você, síndico, a manter uma gestão transparente do condomínio, para evitar problemas com os moradores e surpresas no orçamento. Uma gestão transparente faz com que a comunidade seja mais colaborativa, confie mais em quem está à frente do condomínio e garante a valorização do patrimônio de todos.

Como manter uma gestão de condomínio mais transparente

– Publique mensalmente o resumo das atividades da sua gestão
Com isso, os condôminos podem ter a perfeita noção do que está sendo realizado no condomínio, e caso alguém ache que algo não está claro ou não era prioridade é possível questionar você sem ter que esperar por uma assembleia.

– Disponibilize o extrato mensal da conta do condomínio
O ideal é ter essa informação online e organizada com todos os extratos mês a mês, pois assim os condôminos têm acesso a qualquer momento de forma simples e rápida.

– Balancete no boleto e online
Esta informação também deve estar sempre acessível, pode vir impressa no boleto e estar disponível online, e serve para mostrar aos moradores a saúde financeira do condomínio.

– Cotações e orçamentos
Para evitar problemas com moradores e descartar a possibilidade da sugestão de qualquer favorecimento, o ideal é sempre solicitar 3 orçamentos antes da contratação de qualquer serviço, principalmente para obras mais caras. Estes orçamentos devem ser arquivados, preferencialmente no portal do condomínio, para em caso de questionamento no futuro, o corpo diretivo possa mostrar que a empresa que foi escolhida possuía as melhores condições para o condomínio naquele momento.

– Crie um canal de comunicação eficiente com os condôminos
Uma gestão transparente precisa ter um canal de comunicação eficiente e que seja uma via de mão dupla, onde os moradores também possam se expressar. O morador precisa ter suas dúvidas sanadas e o síndico por sua vez também não pode ser sobrecarregado em horários inconvenientes ou de forma desrespeitosa.

– Estimule a participação dos moradores
Muitos moradores gostam de acompanhar e até participar da gestão, por isso é importante que exista espaço para que essas pessoas se manifestem e auxiliem. A criação de comitês é uma estratégia para isso, o que ajuda, inclusive, a não sobrecarregar o síndico e distribui as responsabilidades. Outra oportunidade é deixar a reunião do conselho aberta aos moradores, isso permite que os moradores interessados possam acompanhar as contas de perto.

A Casinha ADM oferece estrutura e equipe especializada para uma administração de condomínios eficiente e transparente, a fim de reduzir problemas com os condôminos e respaldar o síndico nesse desafio. Entre em contato conosco através do telefone 13 3237 1468, WhatsApp ou formulário do site e tire suas dúvidas!

___________

A Casinha Administração de Condomínios está localizada em Santos/SP, atendendo edifícios comerciais e residenciais na Baixada Santista e grande São Paulo, atuando há mais de 40 anos, como administradora de condomínios e gestão de imóveis.

 

Voltar
Compartilhar: