22 de novembro de 2018

Como avaliar se a administração condominial está sendo feita corretamente?

Você precisa acompanhar de perto a gestão condominial de onde mora. É o seu dinheiro e o seu patrimônio que estão em jogo, por isso, não deixe que o síndico e a administração condominial conduzam tudo sem a participação de quem lá vive. Desconfie se as despesas estiverem muito altas, se os problemas não estiverem sendo resolvidos e se a administração blindar as informações.

Fique de olho na administração do seu condomínio

Primeiramente, é fundamental que você participe das Assembleias. Ali você ficará a par de tudo o que está acontecendo e poderá – e deverá – ser ouvido. Nas assembleias você terá voz e sua opinião deve ser registrada em ata, desde que, claro, esteja em dia com as despesas condominiais. Se você for inquilino, precisará de uma procuração do proprietário do imóvel, para ter voz nas assembleias.

Além de seguir as leis 4.591, de 16/12/1964 e 10.406, de 10/01/2002, que amparam aqueles que moram em condomínio e regulamentam a gestão destes, todo condômino deve cumprir a convenção, aprovada pelo voto da maioria absoluta de seus membros, registrada em Cartório de Registro de Imóveis.

As Atas devem ser registradas no Cartório de Títulos e Documentos para que todos tenham acesso às decisões, sem precisar consultar o síndico, que é o representante legal. Ele pode ser morador do condomínio ou não, pessoa física ou jurídica, eleito de acordo com a convenção, por até dois anos, com direito à reeleição.

Cabe ao síndico administrar o condomínio e prestar conta de todos os atos praticados durante a sua gestão. Porém, é preciso ficar de olho, pois muitas vezes não é isso que ocorre e aí é o seu dinheiro e o seu patrimônio que estão ameaçados.

A falta de tempo e até de interesse, muitas vezes, faz com que muitos moradores não questionem e aceitam a contratação de administradoras de condomínios sem qualquer referência, que prestam serviços ineficazes, com enorme prejuízo ao condomínio.

Não corra esse risco

É importante estar atento a algumas medidas para evitar fraudes no condomínio: compare preços com outras administradoras, para saber se o preço cobrado está dentro do mercado; compare também preços dos prestadores de serviços do prédio para saber se a indicação do síndico não está superfaturando; confira se a despesa é necessária ou supérflua; acompanhe a movimentação da conta corrente do condomínio; cheque se está havendo o recolhimento de INSS e FGTS dos funcionários e confira se as contas de água e de luz do condomínio estão sendo pagas na data de vencimento.

Se você notar alguma irregularidade na gestão do síndico, junte o maior número de documentos que as comprove e reúna uma comissão para analisar toda essa documentação.

Se for comprovada a fraude, convoque uma Assembleia para destituir o Síndico do cargo. Você pode fazer isso, está amparado legalmente pelo artigo 1.349 da Lei nº 10.406, de 10/01/2002, do Código Civil.

O pedido para a convocação desta Assembleia deve ser assinado por, no mínimo, um quarto dos condôminos (artigo 1.355, do CC). O síndico ainda deverá ressarcir o prejuízo causado, sob pena de você poder fazer um Boletim de Ocorrência e pedir uma instauração de inquérito.

É importante lembrar que o síndico é o representante legal do condomínio e o fato de contar com os serviços da administradora de condomínios não justifica irregularidades já que ele deve estar a par e é o responsável por quaisquer problemas causados ao prédio.

Contratar uma administradora de confiança é uma ótima dica!

Para evitar problemas com administradoras de condomínio, contrate uma empresa com expertise e boa reputação no mercado. A Casinha Administração tem mais de 40 anos de experiência em administração de imóveis residenciais e comerciais na Baixada Santista e Grande São Paulo. Entre em contato e conheça o nosso trabalho, através do telefone 13 3237 1468, WhatsApp ou preenchendo o formulário do site e saiba como avaliar a qualidade da gestão do seu condomínio!

___________

A Casinha Administração de Condomínios está localizada em Santos/SP, atendendo edifícios comerciais e residenciais na Baixada Santista e grande São Paulo, atuando há mais de 40 anos, como administradora de condomínios e gestão de imóveis.

Voltar
Compartilhar: