25 de janeiro de 2022

Meu vizinho tem um cachorro que não para de latir!

Antes de tudo, tenha em mente que o cachorro não late de propósito. Eles latem por muitas razões, como tédio, calor ou frio, ruídos e movimentos e, é claro, não se pode descartar os maus tratos. Porém, nenhum cachorro é “do mal”. Eles não vão latir pelo prazer de incomodar.

Porém, o vizinho, dono do cachorro, pode ter culpa. Afinal, quem assume a responsabilidade pela criação de um animal deve saber tratá-lo adequadamente. Entender os problemas do animal, leva-lo ao veterinário com frequência, dar atenção, garantir um ambiente saudável, tudo isso contribui para dar qualidade de vida ao animal e evitar que ele reclame.

Se os latidos acontecem durante o dia, o dono comete contravenção penal ao não adestrar o animal. Mas, se for durante a noite, além da contravenção penal, pode haver violação de leis de silêncio ou de controle da poluição sonora.

O ideal é se informar sobre a legislação para esse caso e começar a registrar os latidos por vídeos marcando data e hora. Também conversar com outros moradores para saber se também se sentem incomodados e, acompanhado com pelo menos mais um vizinho, conversar com o dono do cachorro. Caso a conversa não for amistosa e o problema persistir, recorra a medidas judiciais.

Voltar
Compartilhar: