18 de dezembro de 2018

Síndico Profissional x Síndico Morador: Você sabe qual é o mais seguro para o seu condomínio?

Essa é uma dúvida recorrente na gestão condominial. O que será mais vantajoso para o edifício? Um síndico que seja morador do prédio ou um profissional, com experiência no assunto, mas que não vivencie a rotina dos condôminos?

É preciso analisar alguns fatores, antes de tomar essa decisão, como: o tamanho do empreendimento, a complexidade da administração, o tempo necessário para as rotinas e a disponibilidade de caixa do condomínio.

O que vale mais à pena? O síndico morador ou o síndico profissional?

Quando se opta pelo síndico profissional, é importante saber que ele é um prestador de serviços e que será remunerado para tal. Ele será contratado para realizar todas as tarefas que envolvem o bom funcionamento do condomínio, e sua gestão será totalmente imparcial.

Essa contratação está respaldada pela Lei do Condomínio nº 4.591, de 1964, que permite a contratação para esta atividade. É muito comum os condôminos não terem tempo, interesse ou experiência necessária para gerir o empreendimento. E, por isso, a figura do profissional é importante.

Hoje em dia, tamanho é o crescimento dessa profissão, que há cursos de especialização para síndico profissional que abordam temas como: Administração; Gestão Condominial, Pessoal e Financeira; Legislação; Controle Disciplinar; Segurança; Inadimplência; Negociação e Conciliação; Plano Diretor; Auditoria Contábil; Jurídico e Assembleia geral.

No caso do síndico morador, além de não haver o custo com a contratação de um profissional, ele pode ser uma excelente opção para edifícios pequenos ou com orçamento reduzido.

Mas é fundamental que o síndico morador esteja presente no dia-a-dia do condomínio, que não se abstenha de resolver os problemas e conflitos internos e que tenha tempo para realizar as demandas. Se uma administradora de condomínios competente estiver participando da gestão, a falta de experiência do síndico em nada afetará o andamento da gestão, pois ele estará bem assessorado.

Tenha uma boa administradora de condomínios

O importante é saber que não há uma regra, mas que é fundamental avaliar ambas as possibilidades e, em assembleia, definir qual a melhor opção para o empreendimento. É importante ressaltar que os moradores devem chegar a um consenso sobre qual o perfil de gestor que desejam, independentemente da escolha feita.

A Casinha Administração tem mais de 40 anos de experiência na gestão de imóveis residenciais e comerciais na Baixada Santista e Grande São Paulo, além de atuar fortemente na administração condominial. Podemos ajudar o seu condomínio com essa decisão e respaldar o gestor escolhido na rotina do edifício. Entre contato conosco através do telefone 13 3237-1468, WhatsApp ou preenchendo o formulário do site e tire suas dúvidas sobre a melhor gestão condominial para a sua realidade!

___________

A Casinha Administração de Condomínios está localizada em Santos/SP, atendendo edifícios comerciais e residenciais na Baixada Santista e grande São Paulo, atuando há mais de 40 anos, como administradora de condomínios e gestão de imóveis.

Voltar
Compartilhar: