05 de julho de 2022

Cultura de integração

O condomínio funciona como uma empresa, sendo uma pessoa jurídica e que possui cultura. Há condomínios em que todos os moradores são unidos e predomina harmonia. Em outros, sempre há discussões e desrespeito às regras. A cultura é um reflexo de como pensam seus moradores.

A localização, classe econômica, finalidade do condomínio (empresarial ou residencial) e até faixa etária dos condôminos influenciam na cultura de um condomínio. Porém, ainda assim, é possível que hajam mudanças independente dos fatores intrínsecos à população do condomínio.

Para criar uma boa cultura, primeiro é preciso fazer um projeto com ações que envolvam todos os moradores. É interessante criar eventos que reúnam as pessoas para que elas possam entender como é legal e importante ser presente no condomínio. Eventos como festa junina, gincanas, campeonatos de futebol, corridas, entre outros, ajudam os moradores a se conhecerem melhor e interagirem mais.

Além disso, existe a comunicação. Envolver os moradores sobre o que acontece no condomínio, desde reparos, ações preventivas ou alertas e também buscar soluções e sugestões, faz com que o morador se sinta responsável e zele mais pelo bem comum. É importante, também, que essa cultura seja estendida aos funcionários do condomínio, pois eles precisam se sentir parte dessa organização.

Voltar
Compartilhar: