O que uma administradora de condomínios pode fazer pelo meu prédio?
Viver em condomínios não é um hábito novo, mas uma realidade que evoluiu com o passar dos anos. Na Idade Média já haviam registros de prédios com vários proprietários e, no Brasil, a existência de prédios em andares também é antiga, com um destaque para o período entre as décadas de 60 e 80, com o êxodo rural, que levou cerca de 13 milhões de pessoas para as cidades.
Com isso, começou a se fazer cada vez mais necessário a presença de uma administradora de condomínios, como forma de terceirizar e profissionalizar a gestão desses espaços comuns.
Mas, afinal, qual o papel de uma administradora de condomínios?
Com a desenfreada urbanização, passou a ser uma tendência viver em condomínios verticais ou horizontais. Estes complexos abrigam um grande número de pessoas e, portanto, administrar os problemas que fazem parte dessa rotina é um grande desafio. É aí que entram as administradoras de condomínios.
Para a maioria das pessoas, a moradia constitui o bem de maior valor e, sendo assim, todas as decisões que envolvem os condomínios podem interferir nesse patrimônio. Por isso, a necessidade de uma gestão profissional.
A administração de imóveis envolve uma série de responsabilidades que são delegadas à administradora de condomínios, como questões legais, contábeis e fiscais. Por isso, a escolha de uma administradora de condomínios deve ser muito cautelosa, pois há patrimônios – muitas vezes os únicos – envolvidos.
Uma empresa de administração de imóveis pode administrar condomínios residenciais, comerciais e até industriais. A administradora de condomínios pode assumir os seguintes papéis:
- gestão do condomínio;
- contabilidade;
- assessoria jurídica;
- auditoria;
- consultoria administrativa e financeira;
- consultoria tributária, fiscal, trabalhista e contábil;
- gestão de conflitos;
- constituição do condomínio (assembleias, atas, registros etc)
- elaboração de previsão orçamentária;
- cobranças de valores mensais dos condôminos;
- cadastro dos condôminos;
- administração de pessoal;
- pagamentos e recebimentos diversos;
- outros serviços conforme a necessidade do condomínio
É claro que para a prestação desses serviços, a administradora de condomínios conta com empresas terceirizadas e o que será de responsabilidade da empresa constará em contrato assinado com o condomínio.
Vantagens da contratação de uma empresa de administração de condomínios
Além da profissionalização dos serviços e de isentar o síndico e o conselho do prédio de atividades que não são de sua competência, muitas são as vantagens de contratar uma administradora de condomínios:
– redução da inadimplência;
– empregados mais qualificados;
– orçamento que reflete a realidade do condomínio;
– imóveis mais valorizados;
– menor consumo de água e energia;
– preservação da história do condomínio
– fim de cotas extras inesperadas
E muitas outras.
Agora que você entendeu o papel e as vantagens de contratar uma empresa de administração de imóveis, escolha uma estabelecida no mercado.
A Casinha Administração tem mais de 40 anos de experiência em administração de condomínios residenciais e comerciais em Santos e Grande São Paulo e atua com gestão de condomínio personalizada.
Entre em contato com a nossa equipe, tire suas dúvidas e confira as soluções que oferecemos para os condomínios, reduzindo custos e dando tranquilidade aos condôminos.
___________
A Casinha Administração de Condomínios está localizada em Santos/SP, atendendo edifícios comerciais e residenciais na Baixada Santista e grande São Paulo, atuando há mais de 40 anos, como administradora de condomínios e gestão de imóveis.