01 de junho de 2020

Saiba como condomínios devem lidar com o Coronavírus

Uma pergunta tem sido frequente nos últimos tempos: como síndicos e condomínios devem lidar com o coronavírus? A resposta é extremamente necessária para o condomínio exercer o seu papel de combate à pandemia.

Antes de mais nada, a importância do assunto precisa ficar clara a todos os residentes do prédio, seja residencial ou comercial, pois somente assim as futuras medidas adotadas serão respeitadas de fato.

Justamente por isso este artigo mostra tudo sobre como os condomínios devem lidar com o coronavírus, passando por todos os detalhes para te ajudar neste período que requer tanto cuidado:

  • Como os condomínios devem lidar com o coronavírus?
  • Como lidar com assembleias em condomínios na quarentena?
  • As medidas necessárias para as áreas comuns
  • Como condomínios devem lidar com o coronavírus em relação aos moradores
  • Cuidados especiais podem salvar dezenas de vidas

Como os condomínios devem lidar com o coronavírus?

Os condomínios devem lidar com o coronavírus da mesma forma que os governantes têm feito em seus respectivos estados: implementando ações que impeçam aglomerações, medidas sanitárias precisas, reeducação para esse período inédito de quarentena e cuidados redobrados de medidas de segurança.

O exemplo é válido pois assim como os governadores precisam combater a propagação do vírus em seus estados, cabe ao síndico lidar com a árdua tarefa de gerir as medidas combativas ao coronavírus dentro do condomínio.

Sendo assim, fique a cargo dele lidar com assembleias, impor medidas sanitárias para as áreas comuns e recreativas, realizar ações de comunicação interna e sobretudo se responsabilizar pelos moradores, incluindo casos suspeitos ou até confirmados.

Como lidar com assembleias em condomínios na quarentena?

Não chega a ser uma surpresa que assembleias presenciais precisam ser adiadas, afinal é de costume que essas atividades reúnam dezenas de pessoas em espaços fechados, contrariando todas as medidas preventivas recomendadas.

Vale ainda ressaltar que os condomínios devem lidar com o coronavírus até os níveis de contágios fiquem normalizados. Especialistas acreditam que isso aconteça após os meses de agosto ou setembro, como reportou uma matéria recente do UOL.

Assembleias ainda não convocadas

Assembleias ainda não convocadas precisam seguir no aguardo, como orienta a Associação das Administradoras de Bens imóveis e Condomínios e a Ordem de Advogados do Brasil.

A escolha da data para convocação fica à cargo do síndico, priorizando sempre a segurança de todos os presentes e respeitando às recomendações dos órgãos sanitários competentes da região.

Assembleias convocadas podem ser canceladas por causa do coronavírus?

Assembleias convocadas podem ser canceladas por conta do cenário epidêmico que todos estão vivendo, além disso há o respaldo jurídico do artigo 5º da Constituição Federal — “Saúde pública e proteção ao direito à vida devem ser assegurados”.

Após o cancelamento, não esqueça de avisar todos os moradores convidados em todos os canais de comunicação existentes no condomínio.

Medidas necessárias para as áreas comuns e de lazer

Todos os condomínios devem lidar com o coronavírus e realizar medidas nas áreas comuns, realizando ações de limpeza, desinfecção e reorganização dos espaços.

  • Determine a limpeza e desinfecção em objetos à altura da mão, como balcões, botões, portas, corrimãos e maçanetas;
  • Instale dispositivos com álcool em gel nas áreas de acesso e de uso coletivo;
  • Reorganize espaços e corredores que facilitem no distanciamento e na ventilação natural;
  • Suspenda por tempo indeterminado áreas recreativas;

Como condomínios devem lidar com o coronavírus em relação aos moradores

O gestor do condomínio precisa reforçar em todos os canais de comunicação existentes a necessidade de respeitar o isolamento social e os novos códigos de etiquetas. Além disso, é recomendado endossar que o morador com sintomas suspeitos ou até com o diagnóstico positivo para a Covid-19 avise o síndico.

Fora isso, é importante orientar que quem saia de casa ou vá até a entrada para retirar uma entrega, por exemplo, faça da maneira mais cuidadosa possível. Isto é, higienizar o produto e embalagem, evitar contato direto, lavar as mãos constantemente e sair de casa com máscara em ocasiões inadiáveis.

Cuidados especiais podem salvar dezenas de vidas

Até aqui, você, síndico, percebeu a importância do seu papel no combate ao novo coronavírus e talvez até ache que não dê conta disso tudo sozinho.

Felizmente, a Casinha Administração é referência no assunto administração de condomínios em Santos e região e está disponível para te ajudar neste momento crítico.

Caso fique com quaisquer tipo de dúvida, entre em contato por este link.

Voltar
Compartilhar: