05 de outubro de 2020

Gestão Condominial – Guia para fazer uma ótima administração

A gestão condominial é algo obrigatório para qualquer edifício e seus impactos são sentidos por todos os condôminos da micro sociedade. Justamente por isso, saber fazer uma boa gestão é algo tão importante.

Porém, um síndico pode não ter todas as informações em um primeiro momento, então como fazer uma administração condominial que agrade a todos se você não tem nenhuma experiência prévia?

Pensando nisso, a Casinha ADM preparou este guia que mostra de maneira prática como fazer uma ótima gestão condominial, reunindo as principais informações ao administrador da micro sociedade e 3 dicas infalíveis!

  • O que é gestão condominial?

  • O que um gestor de condomínio faz?

  • Como fazer uma boa gestão condominial

O que é gestão condominial?

A gestão condominial é uma forma de administrar uma micro sociedade a partir da implementação de medidas e da realização de assembleias junto aos demais condôminos.

Mesmo que haja dezenas de responsabilidades, muitos prédios e edifícios contam com um único síndico para gerir os afazeres diários.

Por conta dessa concentração de atividades e se somar ainda o fator de inexperiência frente à ocupação, muitas micros sociedades acabam conhecendo o reflexo de uma gestão condominial abaixo da média, desvalorizando o patrimônio de todas as moradias.

No entanto, do mesmo modo que uma administração de condomínio pode desvalorizar um imóvel, uma gestão assertiva é capaz de aumentar significativamente o valor dos patrimônios situados naquela micro sociedade.

O que um síndico de condomínio faz?

Um síndico tem muitas obrigações em relação ao prédio ou edifício, tendo que responder em assembleias, realizar a administração, ser o apaziguador no relacionamento entre condôminos, responder por assuntos jurídicos e realizar a gestão operacional.

Ainda assim, vale destacar que cada um dos itens mencionados resulta em mais uma obrigação que o síndico responde e precisa manter em dia para fazer uma boa gestão condominial.

Até mesmo síndicos experientes ainda encontram dificuldades para administrar todas essas tarefas e sendo assim a Casinha ADM vai mostrar de maneira prática como fazer uma boa administração de condomínios de maneira prática!

Como fazer uma boa gestão condominial

Uma boa gestão condominial depende de muitos fatores, mas algumas dicas podem fazer toda a diferença para manter um alto nível de execução de todas as tarefas.

Antes de começar a apresentar as 3 dicas que a Casinha ADM separou, vamos reforçar alguns detalhes importantes.

Primeiro, a administração de condomínio, assim como qualquer operação de gestão, depende de técnicas de gestão. Algumas são fáceis e podem ser aprendidas em cursos de um único dia.

Um conselho que faz toda a diferença é usar uma plataforma de gestão de tarefas, como Asana, Trello ou Monday. Nele, você consegue distribuir todas as suas obrigações e recebe lembretes do que deve ser feito no dia.

Por fim, reconhecer que ser um síndico é uma tarefa que demanda muito tempo, então se você tem o desejo de um gestor, tenha certeza que não haverá nenhuma outra obrigatoriedade.

1. Mantenha conversas com condôminos

Uma boa gestão condominial depende de várias perspectivas diferentes e devido a isso o síndico precisa sempre manter conversas com condôminos, ouvindo atentamente pontuações sobre os erros e os acertos do prédio ou do edifício.

Uma maneira extremamente fácil de criar um canal para ouvir críticas e sugestões é dedicar um único email para ouvir os condôminos e responder caso o síndico veja necessidade.

2. Crie um planejamento de gestão condominial

A partir das conversas e dos feedbacks de todos os condôminos, o administrador do condomínio deve criar um planejamento de gestão condominial para nortear as atuais e futuras decisões do síndico.

Uma maneira excelente de fazer esse planejamento, é criá-lo junto de outros representantes ativos do condomínio e sempre garantir que todos tenham espaço para opinar na sua gestão.

3. Tenha apoio de uma administradora de condomínios

Ter o apoio de uma administradora de condomínio é algo fundamental por garantir acesso a diversos serviços indispensáveis, como controle sobre inadimplência e assistência jurídica, facilitando muito todo o processo de gestão condominial.

Felizmente, a Casinha ADM está pronta para ajudá-lo através da experiência e dos outros muitos benefícios que a gestora condominial oferece, como plataforma online, assistência jurídica, atendimento especializado e controles sobre as atividades do condomínio.

Caso queira mais informações, entre em contato por este link.

 

Voltar
Compartilhar: