17 de maio de 2022

Segurança em condomínios

Morar em condomínio pode dar muita sensação de segurança. Só por estar cercado de vizinhos, portões e andares mais altos, já faz muitas pessoas preferirem este tipo de moradia quando se trata de se sentirem mais seguras no dia a dia.

Porém, furtos e roubos em condomínios podem acontecer. Muitas vezes, os criminosos se utilizam de argumentação, boa aparência e bons modos para ludibriar os porteiros ou segurança. Podem dizer que são entregadores, conhecidos de moradores, dentre outros motivos.

Para que esse tipo de situação não aconteça, é preciso criar regras, para que, aliado à tecnologia, as pessoas apenas consigam adentrar no condomínio de forma identificada (com foto), cadastro e biometria. 

A portaria se destaca como um dos principais pontos de atenção para a segurança no condomínio. E não é para menos, afinal de contas, é através dela que um grande fluxo de pessoas transitam diariamente no condomínio, incluindo funcionários, condôminos e visitantes. 

Vale a pena acrescentar, inclusive, que a entrada de pessoas não autorizadas em condomínios acontece, em sua maioria, pela portaria de pedestres. Esse fato reforça como a orientação adequada de porteiros e a criação de procedimentos de segurança são fundamentais para proteger a comunidade condominial. 

Nesse contexto, é preciso que administradoras e síndicos apostem na implementação e na fiscalização de práticas de segurança que reduzam a vulnerabilidade dos condomínios, observando regras para visitantes, entregas de encomendas, delivery, colaboradores e prestadores de serviço.

É preciso também dar atenção especial às garagens, pois a automação do portão e falta de câmeras pode contribuir para que criminosos se utilizem desses pontos fracos para adentrar nas unidades. 

O investimento em tecnologia nos condomínios é muito importante, porém, também é preciso que os funcionários e moradores sejam treinados para situações de prevenção e emergências. Priorizando esse tipo de treinamento, a segurança no condomínio será ainda maior.

Voltar
Compartilhar: