13 de janeiro de 2022

Idosos em condomínios

É muito importante que novos e antigos condomínios se atentem a respeitar os moradores idosos e adaptar as áreas comuns, administração, funcionários e outros moradores a esta realidade.

Em relação a acessibilidade, locais com rampas de acesso, piso antiderrapante, corrimãos, escada nas piscinas, elevadores com espaço para cadeira de rodas são os ajustes mais comuns. Porém, não é só a parte física que precisa de alteração para atender melhor a terceira idade. Funcionários também devem estar preparados para lidar com esse público diverso.

Por exemplo, o porteiro pode oferecer ajuda quando o morador idoso chega com sacolas, sempre perguntando antes se a pessoa precisa de auxílio.

E, para casos em que o idoso more sozinho, também é válido que o síndico ou zelador tenha consigo os dados de contato de algum parente ou amigo para avisar em caso de emergência.

Já as vagas da garagem, não é necessário destinar vagas específicas a idosos, mas um bom caminho é conversar sobre o tema em assembleia. Quando houver sorteio de vagas, é possível separar as mais próximas dos elevadores para idosos e PCD. Então, realiza-se o sorteio entre eles somente para esses espaços.

Vale sempre também convidar o condômino idosos para participar das assembleias. Assim, pode-se ouvir melhor como atender as necessidades da terceira idade.

Voltar
Compartilhar: