30 de junho de 2022

Gestão Participativa

A gestão participativa pode gerar muitos benefícios, principalmente na melhora do condomínio. Para isso, é necessário que os moradores tomem para si as responsabilidades e se envolvam mais com as questões comuns. Afinal, o condomínio é de todos e cada um tem sua fatia de responsabilidade.

A maioria dos moradores podem possuir ideias interessantes e inovadoras que contribuam para a melhora do bem comum. E, para isso, podem ser criadas comissões, em que um número de pessoas fica responsável por determinado assunto, cabendo ao síndico apenas a tomada das principais decisões ou um parecer final. Essas comissões podem ser sobre diversos assuntos, como normas do condomínio, controle fiscal, funcionários, manutenções, obras, festas, dentre outras que couberem dentro da especificidade de cada prédio.

É importante, ao criar a comissão, sempre divulgar para todos os moradores os trabalhos que estão sendo feitos e os seus resultados. Isso influencia outras pessoas a quererem ajudar e entrar na gestão participativa. E, assim, o trabalho de todos fica melhor distribuído e o condomínio agrega cada vez mais valor.

Com uma gestão participativa, os moradores se tornam mais unidos e o condomínio se torna um lugar melhor para viver. Além disso, o trabalho do síndico fluirá com maior facilidade e o condomínio terá sua gestão mais eficiente.

Voltar
Compartilhar: