04 de outubro de 2021

Como lidar com vizinhos barulhentos?

Vizinhos barulhentos são o principal motivo de muitos problemas na maioria dos condomínios. Essa é uma situação que atrapalha o sossego, convivência e até a qualidade de vida dos envolvidos.

A Lei das Contravenções Penais (Decreto-Lei 36888/41) possui um artigo, de número 42, que diz que, ao perturbar o sossego alheio, o cidadão está sujeito à multa ou reclusão. Porém, esse deve ser o último recurso a ser usado. O melhor é sempre conversar e evitar conflitos mais sérios, por meio de outras soluções.

O primeiro passo é tentar dialogar pacificamente com a pessoa a fim de solucionar o problema sem maiores desavenças. Se mesmo assim a situação persistir, o ideal é documentar os ruídos e demais barulhos, com a data e horário de cada ocorrência.

A próxima medida caso nada mude, é escrever uma carta para o vizinho, descrevendo os incômodos que você tem sentido pela persistência do problema. Não é necessário exigências ou formalidades, mas que traga um plano para resolver a questão.

Por fim, exija que o síndico execute as regras de Convenção do Condomínio, pois esta estabelece punições para vizinhos barulhentos que incomodam o sossego de outros moradores. E é muito importante fazer valer os seus direitos e não desistir da situação, propondo até mesmo assembleias entre os condôminos para ouvir mais de um lado.

Voltar
Compartilhar: